quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

O HUMANO EM FOCO: COBRANÇAS... FAVORECIMENTOS...(!?). O TEMPO É O SENHOR DE TODAS AS RESPOSTAS!

Está entre as prioridades da atual gestão do Tribunal de Justiça da Paraíba o apoio operacional aos magistrados e servidores da primeira instância. A presidenta do TJPB, desembargadora Maria de Fátima Bezerra Cavalcanti, observou que um dos principais problemas enfrentados pelo Judiciário estadual é o elevado número de processos nas unidades judiciárias de primeiro grau, incompatível com as condições de trabalho existentes, razão pela qual, várias ações estão sendo projetadas para minimizar essa situação. A presidenta justificou que esse quadro é decorrente da demanda. “As pessoas estão confiando mais na Justiça, e por isso a demanda tem aumentado”.
A desembargadora explicou que o trabalho dos magistrados e servidores é exaustivo, e por isso, a pretensão da atual Mesa Diretora é dotar as unidades judiciárias de melhores condições de trabalho, investindo em tecnologia, buscando cada vez mais o aperfeiçoamento do sistema de informatização, e ao mesmo tempo promovendo treinamentos específicos para racionalizar os procedimentos e ampliar a celeridade na tramitação dos processos. “Temos consciência de que, se trabalharmos bem, vamos ter uma Justiça mais eficiente. E isso é o que interessa à população”, frisou a presidenta.
A magistrada reiterou que sua gestão será baseada na eficiência, humanização e transparência, e nesse norte pretende expandir o Processo Judicial Eletrônico (PJe), suprir a carência de material
humano nos quadros do Judiciário, incentivar à prática da conciliação, sempre com o objetivo de alcançar a celeridade processual. Para isso vai otimizar as rotinas administrativas e realizar concursos públicos para atender carências nas diversas áreas técnicas.
“O Judiciário que eu quero não abre apenas as portas para o povo: vai até ele, procurando-lhe oferecer algo novo”, afirmou a desembargadora Fátima Bezerra, ao acrescentar que investirá na prática de permanente capacitação dos funcionários da Casa, possibilitando, além dos cursos externos e internos, oficinas e fóruns de discussão e de aprimoramento dos serviços. “O elemento humano será o meu maior foco. Haverei de cobrar dos servidores tudo o que a lei exige, mas, dar-lhes-ei tudo que lhes favorece.”, disse.
Gecom/TJPB/Genésio Sousa

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3 ANOS DE MEIRINHOMOROFICIAL E DE PRESTAÇÃO DE INFORMES AOS OFICIAIS DE JUSTIÇA BRASILEIROS.