segunda-feira, 20 de maio de 2013

EM SÃO PAULO OFICIAIS DE JUSTIÇA PARTICIPAM DE PALESTRA SOBRE SEGURANÇA PESSOAL E GERENCIAMENTO DE RISCOS

O chefe da Assessoria Policial Militar do Tribunal de Justiça de São Paulo, coronel PM Renato Cerqueira Campos, conversou com oficiais de justiça da Central de Mandados do Fórum Hely Lopes Meirelles, na manhã do dia (17), sobre o tema Segurança e Gerenciamento de Riscos. Ele esteve acompanhado das juízas Gilsa Elena Rios e Ana Paula Bandeira Lins, coordenadora da Central, que agradeceu aos oficiais pela presença significativa no auditório do fórum e à Presidência do TJSP pela oportunidade de o palestrante falar aos servidores.Para o coronel, há diversas semelhanças entre o trabalho do policial militar e o do oficial de justiça. Ambos atuam em ambientes desconhecidos, enfrentam acontecimentos imprevisíveis e nem sempre são bem-vindos aonde chegam. Por isso, a necessidade de minimizar os riscos por meio de medidas protetivas.“Fatores como a roupa utilizada e o tom de voz aplicado também são relevantes”, explicou. “Fazer uma diligência vestido com uma camisa de futebol pode ser perigoso, dependendo da região visitada e de quem receberá a intimação.”

Numa organização com efetivo de 94 mil homens e que atende 35 mil chamadas diárias na capital, é mister o planejamento prévio. Ao apontar a dimensão da atuação da PM no Estado, o coronel Cerqueira ressaltou a importância de o oficial de justiça informar a corporação com antecedência quanto à realização de diligências mais complexas, especialmente por escrito.
O palestrante também explanou brevemente sobre alguns sistemas informatizados da PM, como o Fotocrim (banco de imagens com fotografias de criminosos) e o Infocrim (base de dados sobre ocorrências policiais), e procedimentos operacionais padrão, entre eles o algemamento, considerado crítico porque é o último momento em que a pessoa detida tem a possibilidade de se desvencilhar.
Ao final da palestra, o coronel Cerqueira respondeu a perguntas da plateia, recebeu elogios pela parceria da PM com os servidores e afirmou que a Polícia Militar está aberta ao recebimento de sugestões pelos oficiais de justiça, a fim de aprimorar a cooperação.
Comunicação Social TJSP – MR (texto) / GD (fotos)
Fonte: TJSP
Publicado em MeirinhoMor.Of por RUI RICARDO RAMOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

3 ANOS DE MEIRINHOMOROFICIAL E DE PRESTAÇÃO DE INFORMES AOS OFICIAIS DE JUSTIÇA BRASILEIROS.