domingo, 24 de junho de 2012

CAMPANHA NACIONAL "DIRETAS JÁ NO JUDICIÁRIO"! NÃO PODEMOS FICAR DE FORA!

MeirinhoMor.Of como um instrumento de divulgação dos problemas ligados ao Judiciário Nacional e, mais específicamente, dos problemas e das soluções inerentes à categoria dos Oficiais de Justiça, não poderia deixar de exortar-vos a se posicionarem, juntamente com as suas entidades representativas, sejam elas associações, sindicatos ou federações, objetivando a nossa inserção neste processo que inicia-se, qual seja: A CAMPANHA NACIONAL DIRETAS JÁ NO PODER JUDICIÁRIO, a qual foi lançada recentemente no estado do  Cuiabá.
É hora de nos unirmos neste intento, não deixemos este processo correr frouxo, apenas, nas mãos dos magistrados. Porque somos, como eles, funcionários do Poder Judiciário e temos os nossos interesses os quais, serão melhores levados em conta se tivermos o direito de voz e de voto, com o mesmo peso dos votos de quaisquer magistrados.

Por RUI RICARDO RAMOS.

VEJAM O TEXTO: A campanha nacional Diretas Já no Poder Judiciário foi lançada oficialmente hoje (22 de junho) no Auditório do Fórum Desembargador José Vidal , em Cuiabá. O lançamento da campanha contou com a presença de autoridades que enfatizaram a importância da escolha direta dos presidentes dos Tribunais de Justiça de todo o país por todos os magistrados.

É uma satisfação para a magistratura de Mato Grosso efetuar o lançamento de uma campanha que vem sendo trabalhada há 24 anos. O voto direto permitirá que os magistrados conheçam melhor as propostas de quem quer administrar o Poder Judiciário e isso representará avanços significativos para a sociedade, que será beneficiada diretamente por uma boa prestação jurisdicional, ressaltou o presidente da Associação Mato-Grossense de Magistrados (Amam), Agamenon Alcântara Moreno Júnior. A campanha foi lançada durante a V Jornada de Estudos do Tribunal de Justiça de Mato Grosso .

A campanha proposta pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) já produziu duas Propostas de Emendas à Constituição (PEC). No Senado tramita a proposta de autoria do senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), a PEC nº 15/2012, e na Câmara dos Deputados tramita a PEC nº 187/2012, assinada pelo deputado federal Wellington Fagundes (PR-MT). O parlamentar de Mato Grosso é o presidente da Frente Parlamentar pelo Aperfeiçoamento da Justiça Brasileira.

Em seu pronunciamento hoje o deputado informou que mais de 300 parlamentares assinaram o termo de adesão da PEC, pois também acreditam que a participação dos juízes na escolha dos gestores é fundamental. Eles têm contato direto, conhecem e compreendem os anseios e necessidades da comunidade com a qual trabalham. Querem o compromisso pela eficiência do Poder Judiciário no sentido de atingir metas e resultados. O deputado federal explicou que a Frente fará um diagnóstico da Justiça Brasileira, definindo as principais necessidades da classe, os motivos que causam lentidão processual e as falhas que atrapalham o funcionamento do Judiciário.

O conselheiro da Amam e coordenador nacional da campanha, juiz Walter Pereira de Souza, esclareceu que a imensa maioria dos magistrados brasileiros é a favor da votação direta. Teremos a indicação de um deputado e um senador em cada Estado que alicerçarão a campanha. Nosso objetivo é demonstrar a necessidade do processo democrático nesse âmbito.

O presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), desembargador Henrique Nelson Calandra, reforçou que essa luta foi iniciada por ele há mais de 20 anos por acreditar que o processo democrático oportunize a participação de todos na gestão. Vamos melhorar o Poder Judiciário a partir do momento que conseguirmos democratizar a escolha de nossos gestores. Abrir a escolha do gestor por meio do voto representará grande avanço, assinalou.

Para a juíza da Comarca de Alta Floresta (803km a norte de Cuiabá), Milena Ramos de Lima e Souza Paro, a escolha fortalecerá a magistratura. É um grande avanço, pois exigirá maior contato entre juízes e desembargadores e o maior conhecimento das propostas para o gerenciamento da Justiça beneficiará diretamente a sociedade, exaltou.

O vice-presidente do TJMT, desembargador Juvenal Pereira da Silva, disse que a escolha do gestor deve ser compartilhada por todos. A escolha de todos é a forma mais democrática em nosso sistema. Por outro lado, a responsabilidade recai sobre todos que participam do pleito e não só sobre um grupo ou uma pessoa, asseverou.

A juíza da Comarca de Cáceres (225km a oeste da Capital), Silvana Ferrer Arruda, também concorda que o processo de escolha direta evoca a responsabilidade de todos. É essencial essa participação. Devemos adotar o sistema em prol de melhorias em nossas gestões. Isso ampliará debates e com isso benefícios virão, concluiu.

Fonte: JusBrasil Notícias 
Publicado em MeirinhoMor.Of por RUI RICARDO RAMOS                                                 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

3 ANOS DE MEIRINHOMOROFICIAL E DE PRESTAÇÃO DE INFORMES AOS OFICIAIS DE JUSTIÇA BRASILEIROS.