sábado, 2 de novembro de 2013

FOTO DE UM OFICIAL DE JUSTIÇA NORDESTINO EM 1901

Foto

O CANGAÇO FOTO DE UM TÍPICO OFICIAL DE JUSTIÇA NORDESTINO TIRADA EM 1901. ...Pelo aparato do Oficial de Justiça dá para imaginar o quanto a barra era pesada no Sertão Nordestino no início do século passado. A Justiça era recebida à bala. Era a lei do "Cão".
 
Publicada no Facebook, no Grupo SINDOJUS/filiados por SILVIO ROMERO CAVALCANTE DE ALMEIDA.
Publicado em MeirinhoMor.Of por RUI RICARDO RAMOS
 

Um comentário:

  1. Ironia... O Oficial de Justiça da foto, ilustra ser "o justiceiro" com o ideal de promover a justiça. Armava-se para defender a vida e a eficácia no cumprimento da ordem; usando-a, acaso enfrentamento, talvez, defesa teria por "estrito cumprimento do dever". Hoje, esses "justiceiros" desarmados, não matam para se defender, morrem, solitários, indefesos, sem gloria. E hoje? Há riscos para os oficiais de justiça em diligencia, cumprir as ordens judiciais? Há diferença hoje, quando o Oficial de Justiça cumpri as ordens judiciais em lugares arriscados? Claro que há! Reflita em verdade que não é "a justiça (...) recebida à bala"... É o oficial "justiceiro", no cumprimento do dever que a recebe, sob plena regência "dos cães da Lei", herdeiros da "Lei do Cão" (grifei) insensíveis quanto à memoria dos indefesos oficiais, que jaz no frio do tumulo,tal como as noticias mortis: - "(...) oficial de justiça da Justiça Federal Daniel Norberto da Cunha. eu corpo foi encontrado no início da tarde de ontem (segunda-feira, 28), dentro do próprio carro (Fiat Idea, cor prata), no banco dianteiro do passageiro.
    (Fonte:http://www.sindojus-pa.org.br/noticias-do-brasil/emocao-e-indignacao-no-sepultamento-do-oficial-de-justica-encontrado-morto-ontem-em-contagem/)
    - "(...) a oficial de Justiça Sandra Regina Ferreira. Foi assassinada na manhã desta quinta-feira (23), na Zona Sul da capital paulista, a oficial de Justiça Sandra Regina Ferreira. Ela tinha ido entregar um mandado a um servente de pedreiro que devia prestações de uma moto." Fonte:>http://g1.globo.com/Noticias/SaoPaulo/0,,MUL1096243-5605,00- Acessado em 10/05/2014.
    , nos remete a refletir se aquele Oficial de Justiça (da foto) tinha os mesmos motivos para empunhar arma para cumprir suas diligências? A proteção do bem maior, A VIDA, daquele servidor em 1901 - passado mais de século e dezena de anos - era diferente do nosso do tempo atual?
    Conclua cada um por si as resposta para tais indagações. Não só o coletivo dos corajosos Oficiais de justiça desarmados, no cumprimento da prestação jurisdicional do Estado. hoje em ambiente social mais violento do que dantes (1901). Quiçá, os escombros imprimido às famílias daqueles que tombaram, repito, em cumprimento do seu dever funcional, sejam referencias para acordar os mortos-vivos que estão no poder e desconhecem os seus dias tormentosos.
    Devo arriscar dizer que um oficial de justiça que mata um para se defender - à margem do "em estrito cumprimento do dever", vale mais do que mil razões que hoje o expõe indefeso. E os donos do poder, talvez se penitenciem em seus recônditos, mandam flores ao corpo que jaz morto e uma faixa de saudades.
    É necessário pensar aquele Oficial de justiça retratado em 1901, hoje.
    Helvio da Natividade Dias

    ResponderExcluir

3 ANOS DE MEIRINHOMOROFICIAL E DE PRESTAÇÃO DE INFORMES AOS OFICIAIS DE JUSTIÇA BRASILEIROS.