quarta-feira, 15 de agosto de 2012

EX-DIRETOR DO TJ/MG ENCONTRA-SE PRESO

Como o SINDOJUS/MG suspeitava, essa pode ser apenas a ponta do iceberg
Encontra-se preso desde o último sábado, 11, no Centro de Remanejamento de Presos (Ceresp) São Cristóvão, em Belo Horizonte, o ex-diretor geral do Tribunal de Justiça de Minas Gerais e ex-secretário especial da presidência do Órgão, Luiz Carlos Gonçalo Eloi. Conforme já havia informado o SINDOJUS/MG (veja aqui), Eloi foi pego “no flagra” negociando pedido de propina visando o favorecimento de licitação de prestação de serviços. Ele foi filmado conversando com representante de uma empresa que cobrava dele agilidade na definição de um processo de licitação no qual o empresário lhe teria pago R$ 360 mil como garantia de que seria a vencedora. As imagens foram exibidas pela TV Record no dia 18 de julho. Sua prisão, ocorrida no último sábado, foi decretada a pedido do Ministério Público de Minas Gerais.
Afastado desde o início deste ano do último cargo que exercia no Tribunal – secretário especial da presidência -, Luiz Carlos Gonçalo Eloi é suspeito, ainda, de participar de um esquema de corrupção no qual teriam sido editadas ordens de serviços portarias e resoluções que não chegaram a ser publicadas.
O novo jornal (www.novojornal.net) traz acusações ainda mais contundentes. “Integrante da ‘Gangue dos Castros’ denunciada por Novojornal, Carlos Eloi teria sido preso após ameaçar desembargador de contar tudo que sabe”, divulgou ontem, em manchete, o site noticioso. A matéria do Novojornal menciona trecho de notícia veiculada pelo site do SINDOJUS/MG, em julho, quando foram divulgadas as imagens que mostravam Eloi negociando propina com o empresário.
Em julho deste ano novamente veio a tona as atividades de Eloy, com a publicação de um vídeo comprovando denuncia apresentada por um empresário de que o ex-diretor geral e secretário especial da presidência do TJMG estava negociando pedido de propina visando o favorecimento de licitação de prestação de serviços. A este respeito o SINDOJUS/MG – Sindicato dos Oficiais de Justiça Avaliadores do Estado de Minas Gerais em seu sitio na internet publicou:
‘Como o SINDOJUS/MG sempre tem questionado, dinheiro o TJMG tem, e muito. São milhões e milhões que, ou são mal geridos, ou vão para destinações obscuras, como se vê agora comprovado. É preciso que o Ministério Público e o CNJ ajam imediatamente e com muito rigor. O que estamos vendo denunciado hoje pode ser apenas a ponta do iceberg. Que a sociedade, as entidades sindicais e associativas, Assembléia Legislativa, Congresso Nacional e o Tribunal de Contas voltem os olhos para esse ato que agride de forma contundente todos os cidadãos que pagam os seus impostos e vêem o seu dinheiro sendo utilizado por verdadeiras quadrilhas que, conforme já denunciou a própria corregedora nacional de Justiça, ministra Eliana Calmon, estão se apossando do Poder Judiciário deste país’”, registra o Novojornal, que, ao final da matéria, o informa que, segundo um funcionário aposentado do TJMG, “se Eloy (sic) resolver falar terá muito que contar”.
Opinião do SINDOJUS/MG
A chamada “grande imprensa” tem divulgado a versão da Polícia segundo a qual também é procurado Antônio Lúcio da Silva, que seria o comparsa no esquema de irregularidades e está foragido. O Novojornal, no entanto, confirma a suspeita do SINDOJUS/MG de que Eloi seria apenas o “bode expiatório”, ou a ponta do iceberg do esquema. Até porque o ex-diretor preso exerceu, por muitos anos cargos, de grande destaque e de poder de decisão no Tribunal de Justiça. Logo, ele foi o homem de extrema confiança de várias e sucessivas administrações – e da cúpula – do Órgão.
Não bastassem as gravíssimas acusações de irregularidades que pesam contra o ex “homem forte” da administração do Tribunal, fica aquele aquela sensação de indignação ainda maior e mais revoltante de todo o quadro de servidores do Poder Judiciário de Minas Gerais, que há anos vêm sofrendo com uma defasagem salarial cada dia mais crescente, perdas sucessivas de direitos e acúmulo de passivos.
Enquanto, tendo Eloi à frente nos contados com os sindicatos, o Tribunal elencava toda sorte de fatores impeditivos de atender aos legítimos reclames dos servidores – falta de verba, limites da Lei de Responsabilidade Fiscal, baixa arrecadação do Executivo e, por último, a crise econômica da Europa e dos Estados Unidos -, o dinheiro ia sendo direcionado para o ralo do conluio, do desvio de verba, da corrupção.
Queremos crer que tudo isso tenha sido apenas um pesadelo ou um sonho de uma noite mal dormida. Gostaríamos muito de acreditar na idoneidade e na boa-fé não só de Eloi, mas de todas as administrações do Tribunal. Mas isso, agora, está nas mãos da Polícia, do Ministério Público de Minas Gerais e do Conselho Nacional de Justiça. Que, afinal, se houver culpados, todos sejam devida e rigorosamente punidos. O SINDOJUS/MG, os servidores do Tribunal de Justiça e o povo de Minas Gerais exigem JUSTIÇA.
Veja o que foi publicado sobre a prisão de Eloi pela mídia mineira:
Estado de Minas – 12/08Ex-diretor do TJ preso por corrupção
FONTE: SINDOJUS-MG
 Publicado em MeirinhoMor.Of por RUI RICARDO RAMOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

3 ANOS DE MEIRINHOMOROFICIAL E DE PRESTAÇÃO DE INFORMES AOS OFICIAIS DE JUSTIÇA BRASILEIROS.