terça-feira, 20 de dezembro de 2011

AOJUSTRA FAZ BALANÇO DE 2011


Caros amigos Oficiais de Justiça do TRT/2

Como é costume no final de cada ano, estamos fazendo um breve balanço deste 2011 que está se findando.

Nossa Aojustra nasceu há cerca de dois anos do desejo dos colegas Oficiais do TRT/2 terem uma associação de classe específica e que representasse de maneira condizente os Oficiais deste tribunal.

Porém, só começamos a agir de maneira mais efetiva e eficaz em prol dos filiados no ano de 2011, ante os problemas enfrentados pela nossa primeira diretoria em dar existência legal à associação. Como todos sabem, houve problemas com o cartório de registro de títulos e documentos, e só conseguimos ter o registro da associação depois de uma decisão judicial.

A falta de personalidade jurídica nos impediu por quase um ano de arrecadarmos contribuições dos filiados, o que era e ainda é necessário para podermos avançar em nossos projetos e para lutarmos pelos nossos pleitos, seja em São Paulo, no âmbito do TRT/2, seja em Brasília, onde a maioria desses pleitos é votada.

Mas em curto espaço de tempo nós, Oficiais do TRT/2, conseguimos alcançar muita coisa. Podemos começar pela nossa filiação à Fenassojaf, nossa federação com sede em Brasília, seguida pela eleição no IV Conojaf, em Curitiba, de um diretor da Aojustra na diretoria executiva da Fenassojaf, além da eleição de outro diretor para o Conselho Fiscal da federação.

Neste ano que se finda conseguimos aumentar o número de filiados, não na quantidade que desejamos mas na medida do possível os colegas tem positivamente respondido ao nosso chamado, tanto é que nos aproximamos rapidamente do número de 200 filiados. Ainda é pouco, se pensarmos que na jurisdição somos mais de 470 colegas e em breve teremos cerca de 140 novos colegas em cargos criados para as novas Varas Trabalhistas no TRT/2. 

Porém, confiamos que em breve conseguiremos aumentar esse número, afinal a cada dia que passa os colegas mais e mais se conscientizam da necessidade de estarmos juntos e fortes em busca dos nossos interesses.

Participamos ativamente enquanto segmento inserido nas lutas maiores dos servidores do Judiciário Federal de todas as greves deflagradas neste ano em defesa da aprovação do nosso PCS-4 e contra o projeto de congelamento salarial do governo. Estamos lutando ainda pela implementação dos mandados de injunção concedidos pelo STF para concessão de nossa aposentadoria especial, e concomitantemente a isso lutamos no Congresso Nacional junto com as demais Assojafs, com a Fenassojaf e entidades de classe dos colegas oficiais estaduais em defesa do PL que contempla também essa aposentadoria especial.

Também neste ano, em contato com a assessoria da presidência do TRT, conseguimos inserir na grade da Escola Judicial - Ejud/2, uma proposta de curso de iniciação para oficiais novos e de aprimoramento para os oficiais veteranos.

No mês de outubro e cientes tambem do papel a ser desempenhado pela associação, em parceria com a Escola Judicial - Ejud-2, montamos um painel de palestras sobre execução trabalhista com 8 horas/aula, inclusive trazendo um palestrante de outro Estado para desenvolver esse tema tão importante para os oficiais de justiça, já que o debate versou exatamente sobre o que fazemos em nossas atividades diárias, bem como nos informamos melhor sobre as novas ferramentas tecnológicas e a maneira como isso afetará daqui em diante nosso trabalho.

Terminamos o ano com uma ameaça prestes a se concretizar de corte de ponto dos grevistas que participaram de nossa última greve e em que pese sabermos que o papel das associações não é conduzir a greve, jamais poderíamos nos omitir numa negociação para impedir o corte de ponto. Deste modo, diretores da Aojustra tiveram participação ativa na negociação conduzida pelo CNJ, logrando ao final afastar tal desconto em benefício de todos os colegas oficiais do nosso tribunal que participaram da greve, filiados ou não à nossa associação.

Ainda esperamos que neste final de ano tenhamos boas notícias em relação à aprovação do nosso PCS-4 e, apesar das informações não ensejarem otimismo, ainda acreditamos que possamos ter uma boa notícia no final do ano, com a aprovação do PCS-4, mesmo que de forma parcelada.

Terminamos o ano desejando a todos os colegas Oficiais de Justiça um ótimo Natal, um Ano-Novo melhor ainda, com muita disposição de luta e de união entre todos nós e que possamos todos estarmos juntos para mais um ano de batalhas, unidos em torno de nossa Aojustra.

Convidamos a todos os colegas ainda não filiados que se filiem. Nem é preciso dizer que sem isso saímos todos enfraquecidos, pois as lutas são árduas, mas lembrando o poeta Raul Seixas podemos dizer: "Sonho que se sonha só é só um sonho que se sonha só. Mas sonho que se sonha junto é realidade."

Só juntos e unidos alcançaremos nossos sonhos e mudaremos a nossa realidade.

Como sempre e com todos vocês,


A DIRETORIA DA AOJUSTRA

A  AOJUSTRA  É   A   SUA   ASSOCIAÇÃO  DE   CLASSE!    
         VAMOS TORNÁ-LA MAIS FORTE, FILIE-SE!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

3 ANOS DE MEIRINHOMOROFICIAL E DE PRESTAÇÃO DE INFORMES AOS OFICIAIS DE JUSTIÇA BRASILEIROS.