quinta-feira, 9 de junho de 2011

Corregedoria da Justiça encontra falta de servidores, deterioração e escassez de espaços físicos na Mata Norte

Blog do Jamildo

Falta de servidores,  deterioração e escassez de espaços físicos foram as principais reclamações colhidas pelas equipes da Corregedoria Geral da Justiça em quatro municípios da Mata Norte nos quais foram realizadas correições gerais, ontem. O corregedor auxiliar João Targino foi quem abriu as audiências públicas em nome do corregedor geral Bartolomeu Bueno. Várias pessoas acorreram aos fóruns e todas receberam orientação e explicações sobre os seus processos. A equipe de dois juizes e 12 auditores permanece nos locais durante a semana.
Em Nazaré da Mata, o juiz  Carlos Alberto Maranhão de Oliveira chegou a mostrar à equipe da Corregedoria o seu exíguo Gabinete de trabalho, onde sequer cabem os processos que ele precisa manusear.
Por causa disso, seu dia se torna um ir e vir à secretaria, para devolver processos e retirar novos. Também a pintura do teto do salão principal, onde se realizam audiências e júris, está toda descascada. Em Carpina, um prédio relativamente novo, tem grandes infiltrações, especialmente  ao redor dos aparelhos de ar condicionado das secretarias.
ESFORÇO – Carpina é a maior comarca da Região. Tem três Varas, todas exercidas por mulheres, as juizas Maria do Carmo de Morais Melo, diretora do Foro e titular da 2ª Vara: Orleide Roselia do Nascimento Silva, da 1ª Vara e Stela Maria Mendes de Sá Leitão, da 3ª Vara.
Na comarca toda existem 5.186 processos em tramitação: 1.746 na 1ª Vara; 1940 na 2ª Vara e 1.500 na 3ª Vara. Trata-se de número expressivo, levando-se em conta que há quatro anos a comarca acumulava mais de 12 mil processos em tramitação. O que ajudou a notável diminuição de processos por julgar foi, em primeiro lugar, o mutirão e, em segundo lugar, a dedicação de juizes e servidores. Na Secretaria da 1ª Vara era possível ver um monte de processos emplilhados. Todos haviam sido julgados pela juíza Orleide Roselia nas quinta e sexta-feiras anteriores. Durante o mutirão, essa juíza chegou a julgar mil processos por mês. A produção das três juizas, hoje é de mais de 200 processos por mês.
A juíza Orleide Rosélia enviou ofício ao presidente da TJPe, desembargador José Fernandes, solicitando que sejam anotados nas fichas funcionais dos servidores voto de elogio, “pela presteza, dinamismo e dedicação que demonstraram, excedendo inclusive a jornada de trabalho sem remuneração extra, tudo para o cumprimento da metas 2009/2010 (o mutirão) deste Tribunal. Os servidores  são Erik Epifanio Fonseca, João Gomes da Silva, João Francisco Filho, Thays Assunção Barbosa, Arnaldo Calixto Filho, Severino Antonio de Souza e Maria José Menezes.
Na abertura da programação, em Carpina, estavam presentes, além das juizas e diversos servidores, o delegado de Policia Civil, Marcos Roberto da Silva e o gestor da PC na Marta Norte, Salustiano Albuquerque.

Fonte: SINDJUD/PE
Publicado em MeirinhoMor.Of por RUI RICARDO RAMOS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

3 ANOS DE MEIRINHOMOROFICIAL E DE PRESTAÇÃO DE INFORMES AOS OFICIAIS DE JUSTIÇA BRASILEIROS.